Santas Virgens e Viúvas da Ordem Seráfica


 

          Sagrada no dia 29 de Outubro de 1730 (oitavo dia do oitavário da sagração) pelo Bispo de Patara. Contém relíquias de São Pedro, São Gervásio e São Protásio. Pregou o sermão Frei Afonso da Conceição, da Ordem Seráfica [O sermão baseou-se em Lucas, XIX, 5-6 (episódio de Zaqueu que dividiu a sua riqueza pelos pobres = alusão ao feito de D. João V, a favor dos Arrábidos). O assunto: "Retratar figurativamente os mais Pregadores antecedentes nos Sete Anjos do Apocalipse, elogiando e repetindo os seus assuntos, que ao som de tão sonoras trombetas tinham aplaudido a dedicação e sagração daquele Real Templo, formando ao mesmo tempo sete discretíssimos emblemas, tomando de todos matéria, ou pedindo a todos aqueles famosos pregadores esmola respectivamente à colecta, que no dia oitavo da Dedicação do Templo de Salomão se tinha feito" (Prado, p. 108). O pregador "teve a honra de Sua Majestade lhe expressar o gosto que tivera de o ouvir e ser muito do seu agrado" (idem).

          Nesta capela foi baptizada, no dia 18 de Janeiro de 1807, a Infanta Dona Ana de Jesus Maria, nascida no Palácio de Mafra, a 23 de Dezembro de 1806, e por essa razão denominada Infanta Saloia. A cerimónia acha-se descrita por memorialista da época.

 

          Retábulo do altar

          Santa Isabel de Hungria, Santa Isabel de Portugal, Santa Clara, Santa Margarida de Cortona, Santa Maria Egipcíaca, Santa Rosa de Viterbo, etc., em adoração à Virgem e ao Menino

Retábulo em mármore, concluído entre 1771 e 1791.

 

          Estátuas

          São Tomás de Aquino

Mármore; h = 2,45 m; subsc.: Simone Martinez [(? - 1763), sobrinho de Juvara]

 

          São Boaventura

Mármore; h = 2,45 m; s. a.

 

          São Paulo, 1º eremita

Mármore; h =2,45 m; s. a.

          Quanto a esta estátua, Abreu solicita que o seu agente em Roma inquira se o santo "há-de ser vestido na forma que estava no deserto ou na de religioso" (Carta de 24 de Maio de 1730).

 

          Santo Elias

Mármore; h = 2,45 m; subsc.: Carlo Monaldi

          Tal, como no tocante à estátua de São Paulo, 1º eremita, Abreu pede ao destinatário da sua missiva se informe "com as pessoas que a haviam de julgar, sendo perguntada a Sagrada Congregação e de que sorte se entende a mandaria vestir o Pontífice" (Carta de 24 de Maio de 1730).

 

          Lunetas

          Santa Úrsula

Luneta em mármore da parte do Evangelho; 3,1 x 1,54 m.

Gravada em madeira e reproduzida in Archivo Pittoresco, v. 3 (1860), p. 129

 

          Santa Teresa, Santa Bárbara, Santa Úrsula, Santa Catarina, Santa Inês, etc.

Óleo s/tela na luneta do lado da Epístola