Jesus Cristo Crucificado


 

          Sagrada no dia 28 de Outubro de 1730 (sétimo dia do oitavário da sagração) pelo Bispo de Portalegre, Dom Álvaro Pires de Castro. Contém relíquias de São João, São Paulo e São Vito. Pregou o sermão o arrábido, Frei João das Neves.

          Esta capela serve de baptistério desde 1835. A pia baptismal, porventura aquela que António Rodrigues Bicho mandara fazer, no ano de 1781, para o templo trecentista de Santo André, veio daí transferida, em 1835, quando a paróquia transitou para a Basílica.

 

          Retábulo do altar

          Cristo crucificado, as Três Marias e São João Evangelista

          Retábulo de Giusti, reproduzindo um quadro de Francesco Solimena. Foi o segundo retábulo a ficar terminado (1757) e é, regra geral, considerado o de melhor qualidade; 3,3 x 2 m.

Gravado em madeira e reproduzido inArchivo Pitoresco, v. 3 (1860), p. 33.

          Um óleo s/tela [3,24 x 2,40 m], intitulado Cristo na cruz, Nossa Senhora, São João evangelista e Maria Madalena [PNMafra: inv. n. 1922] e subscrito por Corrado Giaquinto, antecedeu o retábulo de Giusti, tendo sido enviado por Dom Fernando de Sax-Coburgo para a Galeria da Ajuda de onde regressaria em 1949. Deve tratar-se do quadro embarcado em 1730 no navio Tholley, juntamente com o baixo-relevo de Monaldi destinado ao pórtico principal da Basílica. Pier Paolo Quieto [p. 114] sustenta que uma pequena pintura existente na igreja da Boa Hora, em Lisboa, pode ter constituído o esboço deste óleo.

 

          Estátuas

          São Gregório

Mármore; h - 2,45 m; subsc.: Ba. maus Pincellotte Rom.  Sculp. Aetat suae XXV [Bartolomeu Pincelloti (1706? - 1740)]

          Conta-se a propósito desta estátua uma anedota: o áulico da corte de Dom Carlos, Mardel, terá, conforme Dom Tomás de Mello Breyner narrou a José Mangens, inquirido o monarca sobre o que o "espírito Santo de orelha" segredava ao Papa e doutor da Igreja. Dom Carlos respondeu que, decerto, o inspiraria. Mardel terá retorquido: "engano, meu Real Senhor. está a dizer-lhe que peça a Deus que Vossa Majestade não se lembre esta  tarde de subir aos terraços para matar-lhe os companheiros"! [O Concelho de Mafra, Abr. 1956].

 

          Santo Ambrósio

Mármore; h = 2,45 m; [Giuseppe Broccetti, Florentino, 1732]

 

          São Jerónimo

Mármore; h = 2,45 m; subsc. no livro: Philipus d' Valle Florentino 1733 Roma  [Fillipo Della Valle (1697? -1770?)].

Gravado em madeira [por Pedroso, sobre desenho de Nogueira da Silva], e reproduzido in Archivo Pittoresco, v. 3 (1860), p. 17.

 

          Santo Agostinho

Mármore; h = 2450 mm; s. a.

 

          Lunetas

          O Senhor no Horto

Luneta em mármore da parte do Evangelho; 3,1 x 1,54 m

 

          Cristo a caminho do Calvário com o Cireneu

Luneta em mármore do lado da Epístola; 3,1 x 1,54 m